A Volkswagen continua a proceder à reorganização da sua gama para acomodar os novos modelos, afastando os que revelam um desempenho comercial menos animador. Quando o Arteon, a berlina com ar de coupé, chegou ao mercado em 2017, condenou à reforma a berlina Passat, tendo apenas sobrevivido a carrinha Passat Variant (mesmo que em coabitação com o Arteon Shooting Brake). Agora que se prepara a chegada de uma berlina eléctrica com formas de coupé, o ID. Aero previsto já para 2023, eis que é a vez do Arteon abandonar o palco, dando como encerrada a sua carreira comercial em 2024.

O ID. Aero é uma evolução apresentada em Junho do protótipo ID. Vizzion Concept, que dará origem à próxima berlina familiar topo de gama da Volkswagen. Fotografado em Portugal, mais especificamente tendo como fundo o MAAT em Lisboa, junto ao Tejo, o ID. Aero é um automóvel de linhas fluídas e elegantes, o que justifica o Cx anunciado de apenas 0,23.

A nova berlina eléctrica, que visa disputar o mercado com modelos como o Tesla Model 3 ou o BMW i4, foi concebida sobre a plataforma MEB, a mesma que originou vários veículos da VW, do pequeno ID. 3 ao generoso sucessor do Pão de Forma, o ID. Buzz. A bateria de 77 kWh deverá assegurar uma autonomia de 620 km em WLTP, com o modelo a poder recorrer a várias soluções em matéria de motorizações, de apenas tracção traseira – em caso de só existir um motor, a MEB favorece a tracção traseira – ou com dois motores e tracção integral, com o consequente acréscimo de potência.

Volkswagen Arteon

O ID. Aero é um modelo global que, segundo a Automotive News, chegará aos mercados chinês e europeu em 2023, para arrancar com a produção nos EUA um ano mais tarde. De acordo com o que foi avançado pela imprensa internacional, a chegada do ID. Aero deverá iniciar o ciclo de saída do VW Arteon, que desaparecerá em 2024 caso acelere a sua quebra nas vendas, com a chegada do rival interno a bateria.

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