A associação Memória É Cultura vai “honrar” as vítimas do acidente ferroviário de 1986, na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira, através de um programa de criação artística para jovens, anunciou o movimento.

O programa “Pantógrafo — Desafio Criativo” decorre até maio e apresenta aos jovens com idades entre os 15 e os 20 anos ações de formação, workshops, visitas a criadores profissionais e exposições, isto ao mesmo tempo que os participantes desenvolvem os seus trabalhos para depois os submeterem a avaliação e receberem prémios.

Na nota enviada à agência Lusa, a associação explica que a iniciativa pretende “estimular a criatividade” dos jovens do concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, enquanto os liga a agentes culturais e promove hábitos de consumo de arte.

Procura-se honrar os muitos que ficaram privados de participar no desenvolvimento da comunidade, através de um programa de identificação e potenciação de jovens dos 15 aos 20 anos dessa comunidade no presente, que culmina na atribuição de prémios anuais aos artistas”, resume a Memória É Cultura no comunicado.

A associação vai apresentar a iniciativa no sábado, às 15h00, na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, em Alverca do Ribatejo, e terá vários momentos culturais, com exposições e atuações musicais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “Pantógrafo — Desafio Criativo” tem o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Vila Franca de Xira, assim como de empresas locais e nacionais.

A Memória É Cultura foi criada no mês de maio com o objetivo “transformar em impulso para a criação a trágica memória do acidente ferroviário de 5 de maio de 1986″, lê-se no comunicado.

O acidente ferroviário de 1986 provocou 18 mortes e cerca de 80 feridos, resultado de um embate entre dois comboios na estação ferroviária da Póvoa de Santa Iria.

Um comboio rápido que saiu da Covilhã e se dirigia para Lisboa bateu num suburbano que seguia também para a capital e estava parado na estação.

A CP apontou na altura “falha humana” ao acidente, pois o maquinista do comboio rápido não terá parado num sinal vermelho.