Mais uma concentração da seleção francesa, mais um golpe na relação entre Kylian Mbappé e a Federação do país. O avançado do PSG voltou a recusar marcar presença numa sessão fotográfica para uma ação publicitária, algo que já tinha acontecido em março, e garantiu que não vai mudar de ideias até que os contratos de direitos de imagem dos jogadores internacionais sejam alterados.

“Kylian Mbappé decidiu não participar na sessão de fotos marcada para esta terça-feira com a seleção francesa devido à recusa da Federação em modificar a convenção de direitos de imagem dos jogadores. Esta decisão, obviamente, não põe em causa o seu total empenho e determinação em contribuir para o sucesso coletivo da seleção nacional nos importantes eventos desportivos que se avizinham”, indicaram os representantes do jogador num comunicado enviado à AFP.

Chamadas por Skype com Florentino, casa em La Moraleja, quatro contratos feitos: o que fez Mbappé ficar no PSG (e o papel de Qatar e Macron)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em março, Mbappé também já tinha deliberadamente faltado a uma sessão fotográfica com a seleção francesa. Na altura, a representação legal do avançado do PSG defendeu que algumas das ações publicitárias em que o internacional tem de participar chocam com os interesses de alguns dos sponsors do jogador — uma situação onde Mbappé não está isolado, já que o mesmo é alegado pelos advogados de outros elementos da seleção de Didier Deschamps. Na altura, Noël Le Graët, o presidente da Federação, comprometeu-se a renegociar as condições dos direitos de imagem dos atletas internacionais.

“Ficou assegurado que este acordo, redigido em 2010, deve ser modificado para estar em linha com a evolução do desporto e dos meios de comunicação. Serão intensificadas as reuniões para chegar a uma nova versão do acordo antes do próximo Mundial”, disse, na altura, uma das advogadas de Mbappé. Contudo, este cenário não chegou a verificar-se: com Le Graët a reconhecer mesmo, em declarações ao L’Équipe, que nada vai mudar nos contratos de direitos de imagem dos jogadores até ao Qatar.

Sete contratos, advogados de piquete, 45 milhões/ano recusados e a decisão no palácio do emir do Qatar: como foi a novela Mbappé