A companhia aérea Air New Zealand já fez o primeiro voo direto entre Auckland, na Nova Zelândia, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. É a primeira vez em que as duas cidades estão ligadas com um voo direto. De acordo com a CNN, o voo direto aterrou no sábado em Nova Iorque, no aeroporto JFK.

O voo NZ2 foi anunciado em março, tendo sido visto como um marco da recuperação da companhia aérea após a pandemia de Covid-19. A ligação aérea da Nova Zelândia para os Estados Unidos demora 16 hora. Já a ligação em sentido contrário é mais demorada, com uma duração de 17,5 horas.

“Como uma das maiores cidades do mundo, a Air New Zealand está orgulhosa de acrescentar a Big Apple à sua lista de 29 destinos internacionais”, indicou o CEO da companhia aérea, Greg Foran, em comunicado.

Na altura do anúncio do voo, Foran notou que esta rota de ligação a Nova Iorque é vista como “a rota premium” da companhia. Além de Nova Iorque, a companhia aérea também estabelece ligação a São Francisco ou Honolulu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O voo inaugural teve um menu especial, marcado por gastronomia da Nova Zelândia. Além disso, além do próprio CEO da companhia, tinha ainda a bordo nomes como Stuart Nash, o ministro do Turismo da Nova Zelândia, ou ainda a antiga primeira-ministra Helen Clark. Jacinta Arden, a primeira-ministra da Nova Zelândia, também ia marcar presença no voo, mas teve de ficar em Londres para o funeral da Rainha Isabel II.

Apesar da pompa do voo inaugural, houve um contratempo para alguns passageiros, que chegaram a Nova Iorque sem malas. “Infelizmente, devido aos requisitos adicionais de combustível devido ao tempo adverso, as malas de alguns passageiros não puderam embarcar até Nova Iorque e estamos agora a tentar trazê-las da Nova Zelândia o mais depressa possível”, esclareceu à CNN o diretor de operações da companhia, Alex Marren.

Ainda assim, este não é o voo mais longo do mundo. O recorde continua a pertencer à Singapore Airlines, que liga Singapura a Nova Iorque em 18 horas.