O crescimento da gama iPhone, com quatro novos equipamentos, foi confirmado no início do mês de setembro. Os novos telemóveis começaram a chegar aos utilizadores apenas no final da semana passada, mas já estão a ser reportados problemas.

Novos iPhone 14 chegam a Portugal acima de 1.000 euros. Pré-venda arranca a 9 de setembro

Alguns utilizadores do iPhone 14 Pro ou Pro Max estão a enfrentar problemas quando tentam aceder a aplicações de terceiros, como TikTok, Instagram ou Snapchat. De acordo com relatos partilhados online, quando as pessoas abrem as câmaras nessas redes sociais é observado um estremecimento e um barulho anormal nos aparelhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em vídeos partilhados no Twitter é possível ouvir o ruído que os iPhone fazem quando a câmara é aberta nessas aplicações — e também é possível observar o movimento incontrolável da lente.

Até ao momento, o problema parece apenas afetar aplicações de terceiros e não se verifica quando os utilizadores abrem a “câmara” do iPhone. Ainda assim, o The Verge explica que não é possível saber que tipos de danos é que este bug pode causar à própria câmara — situação o que o site considera ser algo “assustadora” face aos preços elevados dos telemóveis.

Por sua vez, o The Guardian noticia que o problema poderá afetar o sistema de estabilização da ótica de imagem (OIS), que utiliza o sistema para eliminar os efeitos da trepidação da câmara ao tirar fotografias. O mesmo jornal descreve que abrir a câmara em certas aplicações está a fazer com que o OIS fique descontrolado — e poderá ser isso que causa os barulhos e a vibração de todo o telemóvel.

A Apple já reagiu aos relatos e anunciou que vai lançar uma atualização de software para o iPhone 14 Pro e Pro Max para resolver o problema.

Um comunicado enviado por Alex Kirschner, porta-voz da tecnológica, ao TheVerge referia que a empresa está “ciente do problema” e que uma atualização “será lançada na próxima semana”. Ainda não é claro o que terá causado a situação, mas a Apple decidiu lançar uma atualização — o que poderá significar que o problema esteja nos próprios telemóveis e nos seus Interfaces de Programação de Aplicações (API) e não nas aplicações.