As greves nos aeroportos têm resultado em constrangimentos em vários países da Europa — voos cancelados, atrasados e muitas queixas. E uma das últimas histórias divulgadas pelos passageiros mostra bem a confusão que se vive no setor da aviação. Um avião da Ryanair saiu de Dublin, na Irlanda, na passada sexta-feira, e destino seria o aeroporto de Faro. Mas os mais de 150 passageiros daquele voo acabaram por aterrar em Málaga, Espanha.

A história foi contada nas redes sociais por Barry Masterson, um dos passageiros que descobriu que estava em território espanhol quando saiu do avião. No Twitter, foi dando detalhes da sua “aventura” até chegar à região do Algarve. “Entrei num voo da Ryanair para Faro e estou em Málaga. Nem conseguia imaginar”, escreveu.

E acrescentou, já noutra publicação: “Algumas pessoas estão a perceber agora que estamos em Espanha. O pessoal do voo está a tentar acalmar a multidão com a promessa de que vão ter respostas quando chegarem ao aeroporto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As respostas chegaram, de facto, mas talvez não fossem as que os passageiros queriam naquele momento. A solução dada pela companhia aérea passou por dar uma viagem de autocarro. No total, cinco horas de viagem até Faro.

“Cheguei ao aeroporto de Dublin há 12 horas e agora estou num posto de gasolina em Málaga às 5h41 da manhã”, escreveu, numa das atualizações da viagem. Durante as cinco horas de percurso, os passageiros tiveram ainda direito a parar para trocar de motorista e para uma operação policial na fronteira entre Espanha e Portugal.

Já a Ryanair justificou esta mudança com a greve no controlo do tráfego aéreo francês, que fez uma paralisação durante todo o dia e provocou o cancelamento de 420 voos, que afetou 80 mil passageiros. “A União Europeia deve intervir e proteger os sobrevoos para que os passageiros que viajam entre Espanha, Itália, Irlanda, Alemanha, etc, não sejam perturbados apenas porque sobrevoam França enquanto os sindicatos franceses fazem greve”.