A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse esta terça-feira que os próximos aumentos das taxas de juros vão depender dos dados da inflação.

Num evento organizado pela Sociedade de Comércio, Indústria e Ciência de Frankfurt, Lagarde recordou que nas duas últimas reuniões o BCE aumentou as taxas de juro em 125 pontos base no total, a maior subida da sua história.

Antes destes aumentos, as taxas de juros estavam num nível historicamente baixo, em 0%, pelo que o risco de uma reação exagerada no início do ciclo de aumentos é limitado, segundo Lagarde.

O ritmo apropriado dos futuros aumentos das taxas de juros será decidido em cada reunião. De facto, como enfatizámos repetidamente, iremos continuar dependentes dos dados em todos os cenários”, disse.

A responsável do banco central acrescentou que o nível em que se fixarem as taxas de juros e o ritmo irá depender de como as perspetivas de inflação irão evoluir.

O BCE indicou que está a normalizar a política monetária, terminando com as compras de dívida e subindo as taxas de juro para um nível neutro, o que não é nem expansionista nem restritivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR