Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O opositor russo Alexei Navalny previu uma “enorme tragédia” com a mobilização parcial dos cidadãos anunciada esta quarta-feira pelo Presidente, Vladimir Putin.

“Tudo isso levará a uma enorme tragédia e a uma enorme quantidade de mortes”, declarou o principal opositor russo, que atualmente se encontra preso, durante uma audiência de um dos vários processos que enfrenta na Rússia, num vídeo divulgado pelos meios de comunicação russos.

“É claro que a guerra criminosa que atualmente ocorre só se agrava e aumenta, e Putin tenta envolver o maior número possível de pessoas”, lamentou Navalny, empregando uma palavra proibida pelo Kremlin [guerra], que classifica a invasão da Ucrânia como uma “operação militar especial”.

Segundo Navalny, ao mobilizar 300.000 reservistas para fortalecer as tropas de Moscovo na Ucrânia, Vladimir Putin pretende “manchar as mãos [de sangue] de centenas de milhares de pessoas”.

“Tudo é feito para que um único homem mantenha o seu poder (…) e o prolongue”, lamentou o opositor, preso desde janeiro de 2021.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta quarta-feira uma “mobilização parcial” dos cidadãos do país, quando a guerra na Ucrânia está quase a chegar ao sétimo mês do conflito, numa mensagem dirigida à nação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ucrânia. Rússia anuncia mobilização de 300 mil cidadãos e reconhece morte de 5.937 soldados

A medida, que entra já em vigor, é justificada com a necessidade de defender a soberania e a integridade territorial do país.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, está pronta a utilizar “todos os meios” ao seu dispor para “se proteger”, declarou Putin, que acusou o Ocidente de procurar destruir o país.

O anúncio de “mobilização parcial” dos russos em idade de combater abre caminho para uma escalada no conflito na Ucrânia.