Aproveite os próximos dias, até ao final do mês, para procurar o objeto mais brilhante no céu noturno — depois da Lua, está claro. Numa combinação rara, Júpiter vai estar no ponto mais próximo da Terra e exatamente do lado oposto ao do Sol (quando visto do nosso planeta) no dia 26 de setembro, de acordo com a NASA (agência espacial norte-americana).

A Terra, Júpiter e outros planetas, não têm uma órbita redonda perfeita com o Sol colocado no centro, nem têm órbitas que se sobreponham — pelo contrário, cruzam-se —, o que faz com que todos os anos Júpiter tenha um ponto mais próximo da Terra e outro mais distante (cerca de 966 milhões de quilómetros).

Este ano, Júpiter estará mais perto do que nos últimos 59 anos, a “apenas” 591 milhões de quilómetros — mais ou menos a mesma distância que em outubro de 1963. Tão perto que, com “sorte”, poderá ver algumas das suas luas com simples binóculos — se bem que com um telescópio simples será ainda mais fácil e poderá ver também a famosa mancha do maior planeta do sistema solar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de estar mais perto da Terra, Júpiter também estará em oposição ao Sol, o que quer dizer que enquanto o Sol se põe a oeste, Júpiter surge a este — como um espelho que leva em cheio com um holofote intenso. Esta oposição acontece a cada 13 meses e este ano coincidiu com o ponto mais próximo da Terra.

A “sorte” de que precisa é de estar num ponto alto, tão escuro quanto possível — ou seja, longe dos centros urbanos — e não se deparar com uma noite nublada ou chuvosa. Caso contrário, poderá sempre ver o ponto incrivelmente brilhante no céu a partir da janela.

Com bons binóculos, as bandas (pelo menos a banda central) e três ou quatro dos satélites (luas) de Galileu devem ser visíveis”, disse Adam Kobelski, astrofísico no Centro de Voo Espacial Marshall da NASA, em Huntsville, Alabama. “É importante lembrar que Galileu observou estas luas com um objeto óptico do século XVII. Um dos principais requisitos será para qualquer sistema que se utilize é que esteja montado num sítio estável.”

Para o ajudar, saiba que Júpiter vai nascer às 19h32 de dia 25 de setembro (hora de Lisboa) — um pouco mais tarde nos dias anteriores e um pouco mais cedo nos dias que se seguem — e que só se vai pôr às 7h36 de 26 de setembro. O ponto mais alto no céu, aos nossos olhos, acontecerá à 1h34 desse dia.

Júpiter terá 79 luas ou satélites naturais, de acordo com os cientistas, ainda que apenas 53 tenham um nome atribuído. As mais conhecidas (e maiores) são Io, Europa, Ganymede e Callisto, e são estas que provavelmente serão possíveis de observar, como pequenos pontos brilhantes, de ambos os lados do planeta.