O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, defendeu esta quarta-feira que, para se fazer uma revisão constitucional nesta legislatura, as posições entre as instituições e entre PS e PSD devem estar o mais concertadas possível.

Questionado pelos jornalistas à margem de uma reunião com o presidente do Governo da Madeira, no Funchal, Santos Silva referiu que “é público que pelo menos um partido [Chega] vai desencadear esse processo apresentando um projeto”.

Vamos ver qual é o seguimento. Mas quanto mais concertadas estiverem as posições, não só entre as instituições como entre os partidos sem os quais não há revisão constitucional, isto é o PS e o PSD, melhor”, salientou.

Sobre o encontro com o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque (PSD), o presidente do parlamento agradeceu “a oportunidade de reunião”, adiantando que lhe permitiu “ter toda a informação” de que necessita acerca dos “grandes temas e prioridades da agenda do Governo Regional e das duas regiões autónomas no que tange com as competências legislativas da Assembleia da República”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pude receber informações muito completas sobre as pretensões em matéria da revisão constitucional, revisão da Lei das Finanças Regionais e outros problemas e questões que para os resolver as regiões autónomas têm de contar com a solidariedade nacional”, afirmou.

Miguel Albuquerque, por seu turno, considerou a “conversa franca e profícua sobre aquilo que é a necessidade de o Estado e as regiões concertarem posições tendo em vista a melhorar aquilo que é fundamental, que é o serviço público aos cidadãos que residem nestas ilhas”.

Há, de facto, neste momento um bom clima de entendimento entre as instituições regionais e nacionais, entre o Governo regional e o Governo nacional”, acrescentou.

Augusto Santos Silva chegou à Madeira na terça-feira para uma visita oficial que termina esta quarta-feira.