Donald Trump e três dos filhos estão a ser processados por fraude. O ex-Presidente e os filhos Donald, Ivanka e Eric foram, esta quarta-feira, formalmente acusados de terem inflacionado o valor das propriedades para conseguir em troca empréstimos bancários mais elevados ao mesmo tempo que reduziram esse valor para baixar os impostos que teriam de pagar. O anúncio foi feito pela procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, em conferência de imprensa.

O processo movido pela procuradora-geral tenta impedir que quer Trump, quer os filhos Trump Jr, Ivanka e Eric possam ser, no futuro, gestores em qualquer empresa nova iorquina e que a empresa Trump Organization seja impedida de comprar qualquer imóvel comercial ou ainda de receber empréstimos de instituições financeiras com sede em Nova Iorque durante cinco anos.

O objetivo da procuradora-geral, ao tentar impedir a família de continuar envolvida em negócios na área do imobiliário, é recuperar mais de 250 milhões de dólares –o montante calculado pela procuradoria de Nova Iorque–, que a família Trump terá lucrado com o esquema ao longo dos anos.

A acusação é o resultado de um processo com mais de dois anos onde estão reunidos os dados de 23 propriedades do portflóio da Trump Organization, entre as quais o Mar-a-Lago Club, a casa de Donald Trump na Flórida, e o Trump International Hotel em Washington que foi vendido no final do ano passado por 327 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de Trump e dos três filhos, também a própria Trump Organization está envolvida no processo e o diretor financeiro de longa data do ex-Presidente dos Estados Unidos, Allen Weisselberg, e Jeffrey McConney.

Alina Habba, uma das advogadas da equipa de Trump já se manifestou, em comunicado citado pelo The Washington Post, acusando a Procuradora-geral de Nova Iorque de ter “uma agenda política” na qual foca a acusação: “A apresentação desta quarta-feira não se cinge aos factos ou à lei, mas no avanço da agenda política da Procuradora-geral”. “O sistema judicial não alimentará este abuso de autoridade sem controlo, vamos defender o nosso cliente contra todas e cada uma das alegações sem crédito da Procuradora-geral”.

Trump e dois dos seus filhos intimados a depor pela procuradora-geral de Nova Iorque