Ativistas pelos direitos dos animais na Alemanha apelaram esta quarta-feira a que as mulheres façam uma greve de sexo contra homens carnívoros por forma a combater a emissão de gases de efeito estufa.

As mulheres “devem fazer greve para salvar o mundo”, afirmou Daniel Cox, diretor de campanha do ramo germânico da organização PETA. O grupo lembrou um estudo da Plos One, uma publicação científica, que indicou que os homens poluem 41% mais do que as mulheres devido ao seu maior consumo de carne.

“Todos os conhecemos”, declarou Cox. “Os homens de família nos subúrbios que bebem litros de cerveja enquanto grelham salsichas de 70 cêntimos em grelhadores de 700 euros”. Esta “masculinidade tóxica” levou a que o grupo, fundado em 1980 nos Estados Unidos, apelasse a um voto de castidade e até a que se proibisse a reprodução de homens carnívoros, sustentando que cada criança representa um impacto de 58.6 toneladas de CO2 em apenas um ano.

Cox defendeu ainda uma subida no imposto da carne para 41%, como forma a combater o impacto do consumo excessivo no aquecimento global.

A campanha chegou às capas dos jornais alemães e está a causar polémica, com vários grupos a classificarem as declarações como anti-democráticas, “repugnantes” e “embaraçosas”. A política alemã Dorothee Bär, que integrou sucessivos governos de Angela Merkel, foi uma das vozes que se insurgiu contra as reivindicações da PETA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por quem é que estamos a salvar o ambiente, senão pelos nossos filhos? Relacionar crianças com emissões nocivas de CO2 é repugnante. São precisamente as próximas gerações que vão salvar o clima no futuro” disse Bär.

O deputado bávaro Florian Hahn afirmou que o apelo era anti-democrático. “Em vez de banirmos o sexo para quem come carne, devíamos banir ideologias divisivas como esta”, acrescentou.

A PETA é uma organização internacional com cerca de 9 milhões de membros em todo o mundo. Fundada em 1980 nos Estados Unidos, tem vindo ao longo dos anos a defender os direitos dos animais, e a lutar contra práticas como a criação intensiva para consumo, o uso de animais para a testagem de produtos e no entretenimento.