A medida que permite aos consumidores mudarem o fornecimento de gás natural de um contrato em regime liberalizado para um abrangido pelo regulado entrou em vigor a 7 de setembro e, em duas semanas, houve 18 mil pedidos para efetuar essa mudança num universo de 1.3 milhões de potenciais beneficiários, noticia o Público.

Do total de pedidos feitos, mais de 12 mil já foram contratualizados, enquanto mais de seis mil estão ainda em curso de mudança. Os dados foram fornecidos ao jornal pela Adene, a agência que gere as mudanças de comercializador nos mercados de eletricidade e de gás natural, e que afirma que os números podem vir a aumentar muito nos próximos meses. Contudo avisa que clientes com pouco consumo podem não vir a sentir a necessidade de fazer a alteração.

Já pode mudar o contrato de gás para o mercado regulado. Como fazer?

Na base de um número que parece baixo, em relação ao total, pode estar a falta de capacidade de resposta dos comercializadores deste mercado, que estarão limitados às lojas físicas, alertou o Governo. No entanto, a lei obriga a que os comercializadores de último recurso (CUR), que são os operadores que fornecem gás natural a preços regulados aos consumidores finais, disponibilizem soluções de contratação online, uma imposição que terá de ser cumprida no prazo máximo de 45 dias após a sua entrada em vigor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR