A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) afirmou esta sexta-feira que o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde tem a “obrigação de estar sensibilizado” para os problemas do setor, cuja resolução depende da disponibilidade dos recursos necessários.

O médico Fernando Araújo, esta sexta-feira confirmado no novo cargo, “tem toda a obrigação de estar completamente sensibilizado e ciente dos problemas que há que abordar e, nesse sentido, tem uma responsabilidade maior, porque a argumentação do desconhecimento claramente que não colhe”, salientou o presidente da FNAM em declarações à Lusa.

Fernando Araújo é o novo diretor executivo do SNS, anuncia ministro da Saúde. Sede será no Porto

“A partir daí, é preciso que haja recursos alocados pelo Governo para que os problemas se resolvam”, alertou Noel Carrilho, ao salientar que a federação está na “expectativa de perceber” se a criação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “vai trazer alguma modificação prática” em termos de reforço de recursos humanos.

De acordo com o dirigente sindical, é “perfeitamente evidente” a necessidade de reforçar o quadro médico no SNS e essa deverá ser a “preocupação prioritária” de Fernando Araújo nas novas funções que vai assumir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR