Em atualização

É oficial: Fernando Araújo, atualmente presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, aceitou o convite do novo ministro da Saúde e vai assumir a liderança da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Quero anunciar que o Governo, através do Ministério da Saúde, dirigiu ao professor doutor Fernando Araújo um convite para ser nomeado diretor executivo do SNS. É com satisfação que anunciou que o professor aceitou esse convite e será nomeado num futuro próximo”, anunciou Manuel Pizarro.

A sede da direção executiva do SNS será na cidade do Porto, tal como proposto pelo novo (e primeiro) diretor executivo do órgão subordinado ao Ministério da Saúde. A localização da direção executiva do SNS será esclarecida no novo estatuto.

“Não há uma discriminação geológica”, garante Manuel Pizarro, embora admita que a descentralização dos órgãos subordinados ao Ministério da Saúde pode contribuir para a “equidade”. “Este é o serviço de saúde é nacional”, sublinhou o ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no fim da conferência de imprensa, Fernando Araújo prestou breves declarações aos jornalistas e assumiu que aceitou o convite do ministro da Saúde com “enorme honra”. “É para os utentes que o SNS trabalha todos os dias. Vamos aguardar pela nomeação formal para começarmos a trabalhar a partir de 1 de janeiro”, acrescentou.

Numa curta declaração aos jornalistas já depois da conferência de imprensa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou a notícia, sublinhando que a criação do novo organismo representa a junção de uma “oportunidade” nova com uma pessoa “que tem demonstrado competência”.

Marcelo disse esperar que este novo passo seja “um salto correspondente àquilo que os portugueses esperam de mudança no Serviço Nacional de Saúde”.

Fernando Araújo deverá continuar à frente do Conselho de Administração do São João, contribuindo para a transição para uma nova liderança no hospital, até que a direção executiva do SNS entre em plenas funções. Isso acontecerá a 1 de janeiro de 2023, após a entrada em vigor do Orçamento do Estado do próximo ano, segundo o ministro.

Novo diretor executivo do SNS não retira responsabilidade política ao Ministério da Saúde

O novo diretor executivo do SNS foi apresentado em conferência de imprensa esta sexta-feira depois de uma reunião esta manhã entre Manuel Pizarro, Fernando Araújo e os secretários de Estado, Margarida Tavares e Ricardo Mestre. Só o ministro e Fernando Araújo prestaram declarações aos jornalistas ao longo da conferência de imprensa.

Manuel Pizarro assegurou que “o diretor executivo terá toda a autonomia para nomear todos os cargos de gestão que considerar adequada”: “Sentimos que precisamos de articular todos os serviços do sistema. Esta articulação exige uma equipa totalmente focada nos aspetos operacionais da rede”.

Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde asseverou que o Governo “tem recursos financeiros para o SNS funcionar de forma adequada” e que isso mesmo foi assegurado ao novo diretor executivo para o reformular. Mas “vão sempre ser precisos mais recursos”, admitiu.

“Portugal é um país seguro para as grávidas e para os filhos dessas grávidas. É verdade que nos últimos meses temos tido problemas com algumas salas de parte em alguns dos dias. Temos de perceber que medidas temos de tomar para saber como é que, no futuro, e tal como é hoje, Portugal pode continuar a ser seguro”, disse Pizarro.

Fernando Araújo, médico pela Faculdade de Medicina do Porto e pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, nasceu no Porto em 1966. É especialista em imuno-hemoterapia, foi diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João e também foi secretário de Estado Adjunto e da Saúde quando Adalberto Campos Fernandes era ministro, entre 2015 e 2018.

O agora diretor executivo do SNS foi ainda membro do Conselho Nacional para o Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos, presidente da Direção do Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos e membro da Direção da Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.