A Proteção Civil dos Açores aconselhou a população a tomar “medidas de autoproteção” devido à aproximação da tempestade “Gaston” e ao previsto agravamento do estado do tempo, especialmente no Grupo Central, a partir da noite desta sexta-feira.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda que só se circule “em caso de necessidade”, a “abrigar os animais”, ao afastamento “de áreas baixas junto da orla marítima” e a “não praticar atividades relacionadas com o mar”.

As embarcações devem ter as amarrações reforçadas ou ser mudadas para locais seguros.

Por outro lado, a Proteção Civil recomenda que sejam mantidos limpos os sistemas de drenagem, guardados “os objetos soltos do jardim e o caixote do lixo, ou outros que possam ser projetados pelo vento”, apelando também à consolidação de telhados, portas e janelas e a “fechar bem portas, janelas e persianas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta sexta-feira um aviso vermelho para as ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira (Grupo Central dos Açores) devido à precipitação forte prevista para o local.

Ilhas do grupo central dos Açores sob aviso vermelho devido à chuva forte