A Toyota está apostada em acelerar a oferta de veículos eléctricos, especialmente nos mercados que mais deles necessitam, como é o caso da China e da Europa. O bZ4X, o SUV a bateria que tem sido atrasado por problemas menores relacionados com os pernes e cubos de roda, vai ter a companhia da berlina bZ3, modelo concebido sobre a mesma base que parece ter sido projectado para defrontar modelos como o Model 3 da Tesla.

O construtor japonês ainda não procedeu à apresentação do bZ3, mas as fotos da berlina a bateria acabaram por ir parar à Internet assim que a Toyota as submeteu ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, que lida com os registos. A plataforma que serve o bZ3 é a mesma do bZ4X, a e-TNGA, que pode oferecer tracção integral se montar um motor por eixo. Mas, ao que tudo indica, optará apenas por um motor eléctrico (instalado atrás) no arranque da berlina.

bZ4X é o primeiro eléctrico a bateria da Toyota e chega em 2022

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tanto quanto se julga saber, o bZ3 será oferecido na fase inicial com um só motor e dois níveis de potência, respectivamente 185 cv e 247 cv, estando limitado a 160 km/h em ambos os casos. Dados sobre a bateria não há, mas a berlina eléctrica deverá alinhar pelo acumulador instalado no SUV.

Primeiro SUV eléctrico da Toyota já tem preço

O bZ3 ronda 4,72 metros comprimento, similar ao Model 3 e aos restantes concorrentes do segmento D a bateria, com a largura a atingir 1,83 m e a altura 1,47 m. A berlina eléctrica, que será revelada publicamente no próximo salão chinês de Guangzhou, em Novembro, deverá  iniciar a comercialização pouco depois na China. Rumará de seguida à Europa, onde chegará em 2024.