Há semanas que as autoridades islandesas investigavam o grupo de homens. Na quarta-feira, quatro acabaram detidos, e dois mantém-se sob custódia policial, numa operação que contou com o Esquadrão Viking, o grupo de forças especiais da Islândia, como dá a conta a imprensa do país. Suspeita de conspirar para cometer um ato terrorista foi o motivo da detenção e, segundo a polícia, os homens estariam a planear atentados contra gabinetes do Governo. Não foram detalhados quais.

Os homens, todos na casa dos 20 anos, poderão estar ligados a grupos de extrema direita. Segundo os jornais islandeses, foi encontrada na sua posse “propaganda fanática” que idolatrava Anders Breivik — o terrorista de extrema direita norueguesa, autor dos atentados na Noruega que mataram 77 pessoas e feriram outras 51, a 22 de julho de 2011.

Além disso, em conferência de imprensa, a polícia explicou que havia a suspeita de que este grupo estivesse a fabricar armas de fogo com recurso a tecnologia 3D. Durante as buscas em Kopavogur e Mosfellsbær foram apreendidas dezenas de armas e milhares de cartuchos de munição.

Segundo o comissário nacional da polícia, Sigríður Björk Guðjónsdóttir, não há perigo de outro plano terrorista. “Não sabemos de nenhuma outra ameaça no momento.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR