A votação para as eleições legislativas, autárquicas e regional de São Tomé e Príncipe “está a correr bem”, com alguns atrasos e a exceção do boicote no Bairro do Hospital, na capital, segundo a Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

“Está tudo a correr bem, com exceção da circunscrição número 31” do Bairro do Hospital, com quatro mesas de voto e 1.093 eleitores, anunciou hoje o porta-voz da CEN, Victor Correia, num ‘briefing’ à imprensa.

Segundo o responsável, “globalmente todas as mesas de assembleias de voto abriram”, com exceção do Bairro do Hospital, onde “os moradores reclamam água e condicionam a votação”.

Nesta circunscrição, adiantou, não haverá votação hoje, porque a lei indica que se não for possível iniciar em duas horas após a abertura oficial das urnas (07:00 locais, mais uma hora em Lisboa), “a assembleia de voto deixa de funcionar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Victor Correia indicou que “houve ligeiros atrasos” no início da votação em “algumas assembleias de voto”, um pouco por todo o país, o que justificou com problemas de transporte que o Governo disponibilizou para o envio dos materiais para as mesas de voto.

“Infelizmente o transporte não chegou a tempo nem em quantidade”, referiu o porta-voz.

Numa outra localidade, Angra Toldo Cavalete, no distrito de Cantagalo (leste da ilha de São Tomé), registou-se um “pequeno problema”, onde a população impediu a abertura da assembleia de voto porque um membro da mesa não pertencia àquela circunscrição, mas o assunto foi entretanto resolvido”, indicou.

Sobre a afluência às urnas, Victor Correia afirmou que a situação não é uniforme a nível nacional: há uma boa participação nos distritos de Lembá, Caué e Lobata, enquanto a votação está mais fraca em Água Grande, onde se localiza a capital são-tomense.

“É normal. Hoje é domingo, muita gente vai à missa, e nesse primeiro período, a afluência é menor. Geralmente as pessoas esperam pelo fim da tarde”, comentou.

Os cerca de 123 mil eleitores de São Tomé e Príncipe votam hoje nas eleições legislativas, autarquias e regional, com os votantes na diáspora a eleger, pela primeira vez, dois deputados pela Europa e África.

As urnas abriram às 07:00 e encerram às 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa). Nas duas ilhas que compõem o país, haverá um total de 309 mesas de voto para os 123.301 eleitores.

No total, 11 partidos e movimentos, incluindo uma coligação, concorrem hoje aos 55 lugares da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

Pela primeira vez, 14.692 cidadãos residentes em 10 países da Europa e África elegem um deputado por cada círculo. Os restantes 53 deputados são escolhidos pelos seis distritos da ilha de São Tomé e pela região do Príncipe.

Os eleitores são-tomenses têm igualmente de escolher os próximos presidentes das autarquias e o governo regional do Príncipe também vai a votos.