A construção da ciclovia circular de Barcelos vai arrancar na próxima semana, num investimento de 4,6 milhões de euros que tem um prazo de execução de um ano, anunciou esta segunda-feira o município.

Em comunicado, o município refere que se trata de uma aposta nos modos suaves de deslocação, tendo sido desenhada uma “extensa rede na área mais densa da cidade, que irá tocar nos principais equipamentos públicos, estabelecimentos escolares e pontos de comércio e serviços, em complementaridade com os transportes públicos urbanos”.

O município diz ainda que, “seguindo as boas práticas internacionais”, nomeadamente por razões de segurança e de comportamento na estrada, optou-se por colocar ciclovias unidirecionais de cada lado dos arruamentos, situadas ao nível do pavimento rodoviário, mas segregando as vias dedicadas aos ciclistas através de elementos separadores fixos ao pavimento.

Esta segunda-feira, a empreitada engloba a execução da rede de ciclovia, a par de um projeto de melhoria das condições operacionais e de rebatimento do transporte público.

O objetivo é otimizar a compatibilidade entre o modo ciclável e o transporte público, cuja oferta vai aumentar já no início do próximo ano”, acrescenta o comunicado.

Nesse sentido, foram selecionados alguns locais em que se beneficia o acesso aos veículos de transporte público, criando pontos de paragem especialmente preparados para pessoas com mobilidade condicionada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, junto às paragens em que se prevê maior procura existirão pequenos edifícios modulares colocados em áreas próximas à rede de ciclovias, que serão um apoio ao passageiro dos transportes coletivos, enquanto os utentes esperam pelo seu autocarro.

Paralelamente, esses equipamentos também apoiarão quem circula de bicicleta.

Os módulos irão dispor de tomadas para utilização dos clientes, bem como rede de dados wi-fi.

“Estes edifícios, pela sua forma e cor, poderão tornar-se uma imagem de marca da nova estratégia de mobilidade da cidade, aparecendo pontualmente nas ruas de Barcelos, contribuindo assim para captar novos utilizadores para os transportes mais sustentáveis”, remata o comunicado.