Em atualização

Um atirador abriu fogo numa escola na Rússia, em Izhevsk, e fez 15 mortos, incluindo 11 crianças, e 24 feridos (22 crianças), de acordo com os responsáveis pela investigação citados pela agência Reuters (atualização às 14h24).

O homem com pouco mais de 30 anos, identificado como Artem Kazantsev, entrou na escola onde já tinha sido estudante, vestindo uma t-shirt preta com uma suástica vermelha desenhada na parte da frente.

Depois de disparar sobre os dois seguranças, alunos e professores, o atirador suicidou-se. O homem estava registado numa instituição de saúde para fazer um tratamento neuropsicológica.

Vladimir Putin terá classificado o incidente como um “ataque terrorista inumano” “alegadamente cometido por um membro de um grupo neo-nazi”, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias estatal TASS. Os investigadores estão a analisar a potencial ligação à ideologia nazi, mas até ao momento não há nenhuma prova nesse sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um balanço anterior feito pela agência de notícias TASS, que cita uma comissão de investigação no local, dizia que havia cinco crianças entre as vítimas mortais. Segundo a mesma fonte, o atirador terá cometido suicídio depois de atacar na escola número 88.

A escola 88, no centro da cidade de Izhevsk tem uma comunidade escolar de cerca de mil alunos e 80 professores. Alexander Khinshtein, deputado, acrescentou ainda que o homem entrou armado com duas pistolas e muitas munições.

Última atualização às 15h30