A avaliação bancária das casas baixou para uma mediana de 1.414 euros em agosto, uma descida de 3 euros, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Na comparação com o ano anterior, a subida homóloga desacelerou para 15,8% (depois dos 16,1% em julho).

O INE afirma que a redução de 3 euros na avaliação bancária mediana, em agosto, “resultou da diminuição dos preços de moradias, sendo a variação mensal dos apartamentos ligeiramente positiva”. Trata-se da primeira redução mensal desde março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

O maior aumento face ao mês anterior registou-se na Região Autónoma dos Açores (2,7%) e a descida mais intensa verificou-se no Norte (-0,3%)”, diz o relatório.

O instituto de estatística acrescenta que “o número de avaliações bancárias consideradas diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, situando-se em cerca de 26 mil, o que representa uma redução de 10,4% face mesmo período do ano anterior e menos 20,7% que em maio último, mês em que registou o máximo da série”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR