A deputada trabalhista Rupa Huq foi suspensa do partido após as afirmações polémicas sobre Kwasi Kwarteng, o atual ministro das Finanças britânico. Rupa Huq disse durante uma conferência que Kwarteng era “superficialmente negro”.

De acordo com o jornal britânico Telegraph, Keir Starmer, o líder dos trabalhistas, optou pela suspensão depois de considerar que as afirmações da deputada eram “racistas”.

“Contactei hoje Kwasi Kwarteng para oferecer as minhas mais sinceras e sentidas desculpas pelos comentários que fiz”, terá dito Rupa Huq, citada pelo Telegraph. “Os meus comentários foram de mau julgamento e peço sinceras desculpas a todos os afetados”, afirmou em público.

Nas declarações controversas feitas durante um evento, Rupa Huq terá criticado as visões conservadoras do político britânico e o facto de ter andado em escolas privadas “muito caras”.

“Superficialmente, ele é um homem negro. Andou em Eton, penso eu, andou numa escola muito cara, sempre, e nas melhores escolas do país”, terá afirmado nessa ocasião. As declarações polémicas terão sido gravadas durante um evento do partido trabalhista e foram tornadas públicas no site Guido Fawkes.

O Telegraph explica que, durante essa conversa, que decorreu durante um painel onde estava presente Sunder Katwala, o diretor do “think tank” British Future, a deputada terá sido confrontada com as afirmações. Katwala terá contraposto que os pontos de vista que o dono da pasta das Finanças tem “não o fazem negro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR