A Ucrânia terá acesso a armas norte-americanas para recuperar o território conquistado pelas forças russas, incluindo as regiões de Donetsk, Luganks, Zaporíjia e Kherson, onde decorrem referendos de anexação à Rússia. Quem o garantiu foi o próprio secretário de Estado norte-americano durante uma conferência de imprensa, esta terça-feira, onde lembrou que os EUA nunca irão reconhecer as votações como legítimas.

Segundo a CNN, Anthony Blinken disse ainda que o país está preparado para impor sanções adicionais com “custos severos” à Rússia se proceder com as anexações de territórios.

Questionado sobre a fuga de gás no gasoduto Nord Stream, Blinken disse apenas que a situação está a ser investigada. Indicou que há relatórios inicias que apontam que se poderá ter tratado de um caso de ataque ou algum tipo de sabotagem, no entanto até agora essas informações não foram confirmadas.

Também esta terça-feira, a Casa Branca revelou que os cidadãos russos que estejam a fugir da mobilização parcial vão poder requerer asilo nos Estados Unidos. “Acreditamos que, independentemente da sua nacionalidade, poderão candidatar-se a asilo nos EUA”, afirmou Karine Jean-Pierre, descrevendo a guerra do Presidente russo como “impopular”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR