Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão fazer uma greve de 24 horas no dia 12 de outubro por aumentos salariais e melhores condições de trabalho, disse esta quinta-feira a fonte sindical, revelando que este é o início de “novas lutas”.

“Vamos fazer uma greve no dia 12, de 24 horas”, indicou Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Em declarações à Lusa, a sindicalista explicou que a administração do Metropolitano de Lisboa mostra-se “irredutível e sem qualquer capacidade negocial”, pelo que o processo negocial iniciado há meses não foi concluído.

Por isso, os trabalhadores “não têm aumentos salariais, o que, face a esta situação com a inflação a cifrar-se em 9% por mês, não é de todo admissível”, afirmou.

Os trabalhadores estão a perder poder de compra”, frisou.

Anabela Carvalheira destacou também que continuam a faltar trabalhadores no Metropolitano de Lisboa.

Outro dos motivos prende-se com dois processos disciplinares com intenção de despedimento que a empresa levantou a dois trabalhadores depois de uma greve realizada em junho, que a FECTRANS considera serem ilegais.

“Face a estes motivos, vamos iniciar uma fase de novas lutas, estando já marcado um plenário para dia 10 de outubro para decidir essas novas formas de luta”, afirmou a sindicalista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR