Uma pessoa morreu esta quinta-feira na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca ao largo da praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional. A vítima mortal era um pescador  de 23 anos, o mais novo da tripulação, adiantou o comandante da capitania do porto de Lagos à Lusa.

Uma embarcação de pesca com seis pessoas a bordo naufragou esta quinta-feira ao largo da praia da Salema. Cinco dos pescadores conseguiram nadar até à praia e estão bem. Uma outra pessoa inicialmente foi dada como desaparecida. Mais tarde foi encontrada em paragem cardiorrespiratória, tendo o óbito sido declarado”, disse à agência Lusa o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, José Sousa Luís.

A mesma fonte precisou que a vítima foi depois transportada pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres para a praia, onde foram continuadas as manobras de reanimação pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com recurso a um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

O comandante da capitania do porto de Lagos, Pedro Palma, adiantou à Lusa que a vítima mortal foi a única dos seis tripulantes que não se lançou ao mar, tendo sido encontrado à entrada da cabine da embarcação, “embora não tivesse ficado preso”, enquanto os outros cinco conseguiram nadar até à praia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que os restantes cinco tripulantes nos disseram é que a embarcação virou muito rapidamente e que só tiveram tempo de se atirarem ao mar”, referiu o responsável.

Segundo Pedro Palma, as causas do naufrágio só poderão ser apuradas após uma peritagem à embarcação de pesca costeira, com 10 metros de comprimento, e que ainda se encontra na água, junto à praia da Salema, sendo que o armador terá agora de apresentar um plano para a sua remoção.

No momento do naufrágio não havia ondulação, nem praticamente vento, pelo que a hipótese de a causa ser o mau tempo “está descartada”, sublinhou, admitindo que possa ter havido algum problema na estabilidade da embarcação, devido à rapidez com que se virou, ou uma entrada anormal de água.

Uma das várias hipóteses para a causa do naufrágio pode ser uma alteração na estabilidade, mas isso só pode ser averiguado quando a embarcação for retirada da água, feita a peritagem e depois de ouvidos os restantes tripulantes”, observou o responsável.

O naufrágio que provocou a morte a um dos seis tripulantes de uma embarcação de pesca ocorreu ao largo da praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, tendo o alerta sido dado às 03h30.

Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM. Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo para o Instituto de Medicina Legal de Portimão”, acrescentou a AMN.

Foi também acionada ajuda psicológica para os pescadores sobreviventes e os familiares da vítima, através do Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima, acrescentou.

O armador foi notificado para apresentar um plano de remoção da embarcação naufragada, que está a flutuar junto à praia, referiu ainda a AMN, que emitiu um “aviso à navegação” a alertar para a presença deste obstáculo à navegação.

De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional também estiveram no local, além de uma embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, a Polícia Marítima, um navio da Marinha Portuguesa e os Bombeiros Voluntários de Lagos.

Presidente da República expressa condolências a família de pescador morto no mar

O Presidente da República expressou horas do ocorrido as condolências à família do pescador falecido e lembrou os “perigos e dureza” enfrentados por quem trabalha no mar, merecedores de “respeito e admiração”.

O Presidente da República expressa as suas sentidas condolências à família do pescador falecido esta madrugada, na Praia da Salema, em Vila do Bispo. O Mar, património económico, histórico e cultural da Nação portuguesa, traz também perigos e dureza de vida aos concidadãos que nele laboram e que tanto respeito e admiração nos merecem”, lê-se numa mensagem da Presidência da República.

Na nota, publicada na página oficial da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “associa-se à dor dos que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo, desejando votos de rápida recuperação aos cinco sobreviventes”

Notícia atualizada ás 13h35 em 29 de setembro de 2022