O candidato a vice-presidente de Lula da Silva, Geraldo Alckmin, afirmou esta quinta-feira que seria “melhor” para o Brasil se o ex-presidente ganhasse as eleições na primeira volta, domingo, para evitar confusões com possíveis “mortes”.

“Penso que é melhor para o Brasil, porque sai dessa confusão, luta, de repente pode haver mortes, pode haver acidentes, pode haver uma tragédia”, disse o candidato a vice-presidente de Lula numa entrevista com o portal UOL e o jornal Folha de São Paulo.

Alckmin, antigo adversário de Lula, com quem se reconciliou para enfrentar o atual Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu que se fossem eleitos já no domingo, “haveria mais tempo” para organizar o novo gabinete e “seria melhor para a economia”.

Todas as sondagens mostram o Lula como o favorito claro, com pouco mais de 45% dos votos, comparado com cerca de 30% para Bolsonaro.

Algumas sondagens preveem mesmo uma vitória na primeira volta para o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), caso obtenha mais de 50% dos votos válidos, ou seja, excluindo os votos em branco e nulos.

No entanto, o PT e outros partidos da oposição manifestaram preocupação quanto à possibilidade de violência no próprio dia das eleições, com o objetivo de desencorajar a participação, e após as eleições, no caso de uma vitória de Lula na primeira volta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR