“Cuidado, podes explodir o set ou congelar-vos a todos em nitrogénio líquido. Boa sorte.” A mensagem deixada por uma comunicadora de ciência no Twitter de Dani Jiménez, na véspera do espetáculo, era premonitória. Esta sexta-feira, o físico, muito conhecido na Catalunha pelas suas experiências científicas e pelos campos de ciências que organiza para crianças, pôs em prática uma experiência que consistia em usar dois bidões cheios de nitrogénio líquido. Um deles deveria ser impulsionado pelo outro. Não foi o que aconteceu. A experiência terminou com uma explosão que fez pelo menos 15 feridos, segundo a imprensa local.

O acidente ocorreu na Casa de Cultura em Girona, na Plaça de l’Hospital, ao final da tarde desta sexta-feira. A experiência fazia parte da programação da Noite Europeia da Investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dani Jiménez e o assistente que o ajudava com a experiência foram ambos hospitalizados. Entre os feridos estão nove menores.

No Twitter, a Casa da Cultura anunciou que devido ao acidente ocorrido, no sábado dia 1 de outubro, estará encerrada ao público, retomando a atividade habitual na segunda-feira.