O número de vítimas causado esta sexta-feira por um ataque russo contra um comboio humanitário na cidade de Zaporijia, pouco antes de a Rússia anunciar a sua anexação, subiu para 30 mortos e 88 feridos, anunciou a polícia ucraniana.

O número anterior, avançado pela polícia daquela região, dava cinta de 26 mortos e 81 feridos

De acordo com as autoridades regionais, entre os mortos encontram-se pelo menos duas crianças, e uma das pessoas hospitalizadas nos centros médicos da cidade é uma menina de três anos.

O número de vítimas ainda não é definitivo, adiantou a polícia.

O trabalho dos serviços de emergência e do Exército ucraniano continua no local do ataque, que atingiu um comboio civil que, na manhã desta sexta-feira, se preparava para deixar Zaporijia em direção aos territórios sob controlo russo naquela região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a comunicação social ucraniana, o objetivo da viagem era fornecer ajuda humanitária e ir buscar familiares que estavam nas áreas ocupadas.

Quando os mísseis russos atingiram o comboio, 100 pessoas estavam no posto de controlo, refere a imprensa.

De acordo com a agência de notícias ucraniana Interfax, as autoridades ucranianas estão a recolher provas no local para prepararem a abertura de uma investigação por crimes de guerra.

O ataque foi inicialmente anunciado pelo governador da região, Oleksandr Starukh, que divulgou, através da plataforma Telegram, imagens de veículos queimados e corpos caídos na estrada.

O ataque aconteceu no dia em que Moscovo anunciou a anexação de quatro regiões da Ucrânia: além de Zaporijia tambémLugansk, Donetsk e Kherson, na sequência de referendos realizados entre 23 e 27 de setembro e cujos alegados resultados terão mostrado uma adesão quase total da população à sua incorporação na Rússia.

Nem a Ucrânia nem a comunidade internacional reconhece as anexações.