Pelo menos 10 subúrbios no norte de Joanesburgo, a capital económica da África do Sul, foram afetados esta segunda-feira por cortes no abastecimento público de água durante quase todo o dia, anunciou a entidade municipal responsável.

A Johannesburg Water adiantou que as interrupções no fornecimento de água vão acontecer durante os próximos 11 dias.

A concessionária de água indicou que os cortes no abastecimento público se devem à limpeza de dois reservatórios, que resultará “em baixa ou nenhuma pressão da água em algumas áreas”.

Todavia, instou também os residentes na área de Bryanston, norte da cidade, a economizarem água após o rebentamento de mais uma conduta, que isolou um dos reservatórios de água na manhã desta segunda-feira. Esta área tem sido afetada nos últimos meses por vários incidentes do género, segundo residentes locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O corte no abastecimento público de água em Joanesburgo acontece pela quarta vez em menos de três semanas.

Segundo a concessionária pública sul-africana, os reservatórios e torres de abastecimento de água permanecem em “níveis críticos” após os severos cortes de energia elétrica nas últimas semanas, que afetaram pela primeira vez o abastecimento de água na cidade de Joanesburgo.

Simultaneamente, a estatal elétrica sul-africana Eskom implementou esta segunda-feira três apagões de duas horas cada, desde as 06h00, anunciando que irá reduzir para dois cortes de eletricidade por dia até sexta-feira.