Uma “prorrogação”, uma questão de semanas até que o resultado eleitoral dite o regresso de Lula da Silva ao Palácio do Planalto. É essa a convicção do antigo Presidente do Brasil, que este domingo à noite garantiu aos seus apoiantes: “Vamos ganhar essas eleições.”

“Sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições”, atirou Lula, logo nas primeiras palavras que dedicou aos seus apoiantes, quando já passavam cinco horas sobre o fecho das urnas e num momento em que o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil assumia como inevitável uma segunda volta entre Lula e Jair Bolsonaro. Um pro forma, na mente de Lula: “Isto para nós é apenas uma prorrogação.”

Veja aqui o nosso blog com todas as informações sobre a noite eleitoral no Brasil

Lula vence com 48%, mas vai a segunda volta com Bolsonaro melhor do que se esperava. “Isto para nós é apenas uma prorrogação”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pro forma, mas não tanto. É que, ao mesmo tempo que dava como garantido um resultado favorável na segunda volta, marcada para 30 de outubro, Lula também se atirava já para o terreno. “Eu adoro fazer campanha, adoro ir para a rua, adoro fazer comício, adoro discutir com a sociedade.” O trabalho recomeça, por isso, já esta segunda-feira.

O antigo Presidente brasileiro voltou esta noite a disputar um resultado eleitoral, 11 anos depois de abandonar o Palácio do Planalto. Pelo meio, um processo eleitoral atirou-o para um período de prisão que se prolongou por quase 600 dias. Sem referências diretas, Lula lembraria esse seu passado recente. “Há quatro anos”, disse, “eu era tido como um ser humano jogado fora da política. E eu disse que a gente retornaria.”

Regressado ao palco maior da política, Lula prepara-se então para quase semanas de decisiva campanha que vão culminar num confronto direto, nas urnas, com o Presidente incumbente. Mas, antes, ainda haverá debate. E esse “tête-a-tête com o Presidente” é, também, “uma chance que o povo brasileiro” lhe dá para fazer “comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos”.

Já na rua, em plena Avenida Paulista e com algumas centenas de apoiantes a celebrar a vitória na primeira volta, Lula puxou da história e de como os resultados anteriores podem jogar a seu favor. “Eu nunca ganhei no primeiro turno, parece que o destino gosta de me fazer trabalhar um pouco mais”, lembrou. “Nós vamos ganhar as eleições mais uma vez. É apenas uma questão de tempo, de esperar um pouco mais.”