Siga aqui o liveblog sobre a guerra

As ameaças de Vladimir Putin de utilizar o nuclear, começam a ter réplica do Ocidente, ainda que não pela via oficial. O ex-diretor da CIA, David Petraeus, avisou, numa entrevista à ABC News citada pelo The Guardian, que, se o presidente russo utilizar o seu armamento nuclear, os EUA e os aliados vão destruir todas as tropas e equipamentos russos na Ucrânia, além de afundar toda a frota no Mar Negro.

Nas mesmas declarações, Petraeus deixa, no entanto, claro que não conversou com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, sobre as possíveis respostas americanas às ameaças nucleares.

A poderosa “arma do apocalipse” de Putin está em movimento. NATO alerta todos os estados membros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo diretor da CIA apresentou assim, em declarações à ABC News, as hipóteses em cima da mesa, sem comprometer a Administração Biden. Petraeus explicou que o artigo 5 da NATO (que exigiria de imediato uma defesa coletiva) não seria acionado, uma vez que a Ucrânia não faz parte da NATO, mas “uma resposta conjunta dos EUA e da NATO seria uma possibilidade”.

Petraeus lembra que o facto de a radiação decorrente deste tipo de armas poder atingir outros países, pode permitir a leitura de que se trata de  um ataque à NATO. “Isso é tão horrível que não pode ficar sem resposta. Ninguém quer entrar numa escalada que leve a um conflito nuclear. Por isso tem de se mostrar que um ataque deste género não será aceite de maneira alguma”, disse o antigo diretor da CIA.

Com a pressão da ofensiva russa após a anexação de quatro províncias do leste ucraniano, e a resistência à ordem de mobilização dentro da Rússia, Petraeus diz que o líder russo “está desesperado”. “A realidade do campo de batalha é irreversível. Nenhuma mobilização caótica, nenhuma anexação, nem a quantidade de ameaças nucleares, mesmo veladas, pode tirá-lo [a Putin] desta situação. Em algum momento, isso terá de ser reconhecido [pela Rússia]. Em algum momento será necessário haver negociações e esse será, como disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o verdadeiro final“, acrescentou o antigo diretor da agência.