No seu discurso habitual, Volodymir Zelensky, Presidente ucraniano, disse que, ao longo da última semana, as tropas ucranianas libertaram vários assentamentos do controlo russo — mais concretamente, o de Arkhanhelske e Myrolyubivka, na região de Kherson.

“A história da libertação de Lyman, na região de Donetsk, tornou-se na mais popular nos media. Mas os sucessos dos nossos soldados não se limitam a Lyman”, disse no discurso deste domingo.

Zelensky falou também nos alegados referendos realizados pela Rússia em quatro regiões ucranianas — cujos resultados foram favoráveis à anexação, oficializada depois pelo Kremlin (não sendo reconhecida pelo Ocidente).

“Recentemente, alguém, nalgum lado, realizou pseudo-referendos, e quando a bandeira ucraniana for devolvida, ninguém se vai lembrar da farsa russa, com alguns pedaços de papeis e algumas anexações”, disse o Presidente ucraniano.

“Exceto, claro, as organizações de aplicação de lei na Ucrânia. Porque toda a gente que está envolvido em qualquer um dos elementos desta agressão contra o Estado será responsabilizado.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR