A Coreia do Norte lançou, na madrugada desta terça-feira, um míssil balístico não identificado em direção à costa leste. Segundo a Reuters, o lançamento foi confirmado pela Coreia do Sul e também pelo Japão, país que chegou a emitir um alerta à população para que esta se protegesse e parar o transporte ferroviário no norte do país.

Segundo a agência de notícias dos Países Baixos BNO News, os media nipónicos divulgaram os pedidos governamentais no qual se dava conta do lançamento do projétil.  “O governo japonês avisou que um míssil pode estar a voar em direção ao Japão. Mantenha-se dentro de um local fechado ou procure um abrigo. Daremos mais informações em breve”, pode ler-se no tweet publicado pelo referido meio. Foi ainda partilhado um vídeo que alegadamente mostra as sirenes de aviso de perigo aéreo.

Também a embaixada norte-americana em Tóquio partilhou informação sobre o referido alerta, que foi depois retirado. “O governo japonês revelou que a Coreia do Norte parece ter lançado pelo menos um míssil balístico. Existe a possibilidade de o mesmo se dirigir contra o Japão. O governo pede a todo o país que siga a situação através dos meios de comunicação”, publicaram os norte-americanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O míssil, segundo informação avançada pela Reuters, caiu no Oceano Pacífico a cerca de três mil km do Japão. O lançamento desta terça-feira foi o quinto em dez dias – que parecem ser uma resposta do regime de Pyongyang a um conjunto de exercícios militares entre os EUA e a Coreia do Sul.