Donald Trump está a processar a CNN por 475 milhões de dólares (483 milhões de euros), acusando a estação televisiva de levar a cabo uma “campanha de difamação e calúnia” contra ele, avança a Reuters.

Movido num tribunal de Fort Lauderdale, no estado da Florida, o processo de difamação assinado pelo ex-presidente dos Estados Unidos acusa a CNN de ter usado a sua enorme influência como líder de notícias para derrotá-lo politicamente.

No processo de 29 páginas, Trump alega que a estação tem contra ele um longo histórico de ataques, tendo-se registado uma alegada intensificação dos mesmos nos últimos meses. Em causa, diz, estará o receio da CNN de que Trump volte a concorrer às presidenciais, em 2024.

“Como parte do esforço concentrado em inclinar o balanço político para a esquerda, a CNN tentou manchar o queixoso com uma série de rótulos cada vez mais escandalosos, falsos e difamatórios de ‘racista’, ‘lacaio russo’, ‘insurrecionalista’ e, finalmente, ‘Hitler'”, lê-se no processo. Segundo a Reuters, o processo inclui uma lista das vezes em que o canal comparou Trump ao líder nazi.

Donald Trump, que afirmou que iria processar muitas das principais empresas de comunicação social americanas (e que sempre teve problemas com os maiores canais e jornais dos Estados Unidos, acusando-os de promover notícias falsas), está envolvido numa investigação criminal, levada a cabo pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por ter levado registos do Governo para a sua propriedade de Mar-A-Lago, na Florida, depois de ter perdido as eleições para Joe Biden, no início de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR