Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente norte-americano, Joe Biden, informou esta terça-feira o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, da concessão de um novo pacote de ajuda militar de 625 milhões de dólares (627,3 milhões de euros).

De acordo com um comunicado da Casa Branca, Biden, que estava acompanhado pela sua vice-presidente, Kamala Harris, durante a chamada com Zelensky, reiterou o apoio dos Estados Unidos da América (EUA) à defesa da Ucrânia contra a invasão russa pelo “tempo que for necessário”.

A assistência dos EUA inclui sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS), que têm longo alcance, assim como armamento, munições e veículos blindados.

O Presidente norte-americano também afirmou que o seu país está disposto a impor “custos severos” a qualquer indivíduo, entidade ou país que apoie os esforços da Rússia para anexar o território ucraniano.

Por outro lado, Biden comemorou o “sucesso” do acordo que permitiu a exportação “segura” de cereais ucranianos para os mercados internacionais e afirmou que é necessário que isso continue.

Antes do início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro deste ano, os EUA já prestavam assistência militar a Kiev e treino às suas forças armadas, mas essa ajuda foi redobrada após o conflito atual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR