Acompanhe aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Mapas divulgados esta terça-feira pelas autoridades russas parecem mostrar uma rápida retirada das forças russas de áreas no sul e no leste da Ucrânia, onde enfrentam uma forte pressão da contraofensiva ucraniana.

Num briefing diário, o Ministério da Defesa russo mostrou vários mapas para apontar a localização dos ataques que os militares estão a lançar no território ucraniano. Apesar de não ter sido mencionada a retirada de soldados, vários meios de comunicação social têm apontado que a área a sombreado – que diz respeito ao controlo militar russo – diminuiu significativamente em relação ao dia anterior.

As imagens foram posteriormente publicadas nas redes sociais pelo Rybar, uma das poucas fontes russas de informação militar, segundo a Sky News. As áreas a azul estão sob controlo da Ucrânia, a vermelho são controladas pela Rússia e as autoridades separatistas de Donetsk e Lugansk. As áreas com riscas dizem respeito à zona de combates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na região de Kherson (sul), os mapas mostram que as tropas russas já não controlam a localidade de Dudchany, situada na margem oeste do rio Dnipro, uma zona onde as Forças Armadas da Ucrânia têm pressionado para recuperar território.

De facto, na segunda-feira, o líder regional de Kherson, nomeado pela Rússia, já tinha admitido progressos dos militares ucranianos. “É tenso, digamos assim”, disse Vladimir Saldo numa entrevista à televisão estatal russa. “Há uma localidade chamada Dudchany, ao longo do rio Dnipro, e aí, nessa região, registaram-se avanços”, explicou.

Como refere a Reuters, os mapas agora divulgados apontam que em Kherson a linha de controlo russa na margem direita do rio Dnipro parece ter-se deslocado 25 quilómetros para sul.

Já na região de Kharkiv (nordeste), os mapas mostram que os russos parecem ter deixado as suas posições na margem oeste do rio Oskil. Ao longo da linha de frente a cerca de 70 quilómetros a sul de Kupiansk ao longo do rio Oskil, os militares terão recuado à volta de 20 quilómetros para leste, até à fronteira de Lugansk.

Esta mudança significa que os militares russas deixaram as últimas zonas que ocupavam na região de Kharkiv, à exceção de um pequeno trecho entre a cidade de Dvorichna e a fronteira russa.

A lista de armas da Ucrânia aos EUA, um plano arriscado e o batalhão russo inexperiente: os bastidores da contraofensiva em Kharkiv

Ambas as regiões são zonas nas quais a Ucrânia tem revelado progressos, apesar de forma contida. O Presidente da Ucrânia destacou esta terça-feira que as forças ucranianas estão a alcançar avanços “rápidos e poderosos” no sul do país, acrescentando que dezenas de localidades foram reconquistadas esta semana nas quatro regiões recentemente anexadas por Moscovo. “Dezenas de localidades foram liberadas apenas esta semana” no sul e no leste da Ucrânia, afirmou.