A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na segunda-feira, um jovem de 20 anos, suspeito de ter ateado 10 incêndios florestais que consumiram uma área total superior a cinco hectares de floresta na Póvoa de Lanhoso, revelou esta terça-feira. Em comunicado, a PJ descreve que o suspeito terá atuado “motivado por incendiarismo”.

A detenção foi feita fora de flagrante delito e o suspeito é um homem de 20 anos, operário da construção civil, que “terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições”, lê-se num comunicado da PJ enviado à agência Lusa.

Em causa fogos ateados de noite que ocorreram em julho, em Sobradelo da Goma, no concelho da Póvoa de Lanhoso, do distrito de Braga.

A PJ descreve que “os locais onde os incêndios ocorreram situam-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevado perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”.

A PJ acrescenta que os incêndios, que “consumiram vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, numa área total superior a cinco hectares de floresta, só não atingiram maiores proporções devido à rápida intervenção dos bombeiros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os locais da freguesia onde ocorreram os incêndios foram alvo, de forma recorrentemente, de diversas ignições com natureza dolosa”, descreve esta polícia de investigação.

Sem precisar datas, a PJ refere que o jovem, entretanto constituído arguido, será presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Esta investigação foi levada a cabo pela PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural — Zona Norte.