O novo ano pastoral do Santuário de Fátima, a iniciar a 26 de novembro, terá como tema orientador a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), com programação virada para os jovens que por ali passarão nos próximos meses.

Subordinado ao tema da própria JMJLisboa2023, definido pelo Papa Francisco — “Maria levantou-se e partiu apressadamente” — o ano pastoral do Santuário vai apresentar no seu itinerário “uma série de iniciativas pastorais e logísticas, de forma a ser o lugar de encontro da juventude portuguesa e mundial”, que participa na JMJ e que se apreste a fazer “a experiência de um encontro com Deus através de Nossa Senhora”, informa o Santuário de Fátima na edição de outubro do jornal Voz da Fátima.

“A partir do início do próximo ano serão desenvolvidos workshops e diversas propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima”, adianta o jornal, especificando que haverá um programa de workshops, de cerca de 25 minutos cada, em torno de quatro temáticas: Adoração, Imaculado Coração, Oração do Rosário e Sacrifício.

Estes encontros acontecerão ao longo do dia, em diferentes horas e espaços do Santuário, em português, espanhol, inglês e francês.

Por outro lado, a Peregrinação Internacional Aniversária de maio de 2023 assumir-se-á como “um momento particularmente importante”, uma vez que os símbolos da JMJ — a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani — estarão na diocese de Leiria-Fátima, sendo presença no Santuário nos dias 12 e 13.

Em preparação está também o lançamento de seis caminhos para peregrinar a Fátima, partindo de locais próximos, e com percursos entre os cinco e os 15 quilómetros.

Caminhos com Santa Jacinta Marto, com o Anjo da Paz, com a Senhora do Rosário, com a Irmã Lúcia de Jesus, com o Imaculado Coração de Maria e com São Francisco Marto compõem este programa de peregrinação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR