A entrevista de Diana à BBC em 1995 tem um novo capítulo. Alan Waller, antigo chefe de segurança de Charles Earl Spencer, o irmão mais novo de Diana, vai receber uma indemnização da BBC. Waller terá recebido uma indemnização de cerca de 60 mil libras (mais de 67 mil euros), mais de 25 anos depois do jornalista Martin Bashir ter utilizado extratos bancários falsificados para conseguir a confiança do aristocrata. Com isso, Spencer apresentou o jornalista à irmã e, mais tarde, aconteceria a famosa entrevista que a princesa de Gales deu ao programa Panorama, noticia o Telegraph.

“A BBC concordou pagar ao sr. Waller uma soma acordada em danos e pagar os seus custos razoáveis, e pede-lhe desculpa pelo uso de falsas informações incluídas nos extratos bancários fabricados e usados para conseguir a entrevista de 1995 com Diana, a princesa de Gales. A BBC espera que o sr. Waller seja capaz de por um ponto final neste capítulo e deseja-lhe o melhor para o futuro”, segundo o comunicado em que a BBC confirma o acordo com Alan Waller, citado pelo Telegraph.

A indemnização a Waller será o último de vários acordos que a BBC fez com as vítimas de Martin Bashir, atingindo um total de cerca de 2,7 milhões de libras (mais de 3 milhões de euros), explica o jornal. Entre elas estão por exemplo, o artista gráfico a quem Bashir ordenou que falsificasse os documentos de Waller, Matt Wiessler, a quem a BBC já terá pago também uma indemnização de 750 mil libras (mais de 830 mil euros).

Em julho deste ano a empresa pediu desculpa e anunciou que iria pagar uma indemnização a Alexandra Pettifer, ex-ama dos príncipes Harry e William, mais conhecida por Tiggy Legge-Bourke, por causa de falsas alegações feitas por Martin Bashir que, para conseguir chegar a Diana, disse que Pettifer estava envolvida com o príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No valor total das indemnizações está também incluído um valor de 1,5 milhões de libras (quase 1,7 milhões de euros) para instituições de caridade escolhidas pelos filhos de Diana, os príncipes William e Harry.

Mediática entrevista de Diana nunca mais será transmitida. BBC reconhece erro e pede desculpa

Em 2020 a BBC começou a investigar a polémica entrevista depois de terem surgido suspeitas de que Martin Bashir poderia ter usado documentos falsos de modo a convencer a princesa a conceder a entrevista. Charles Spencer, irmão de Diana, enviou à BBC uma carta com acusações relativas à alegada desonestidade de Bashir, como o uso de documentos falsos.

Na altura da sua transmissão, em 1995, só no Reino Unido, a entrevista de Diana ao programa “Panorama” foi vista por 22,8 milhões de pessoas e ficou famosa pela frase em que a princesa de Gales diz: “Bem, éramos três no casamento, era uma multidão”.