Lula da Silva surge como o mais bem posicionado para vencer as eleições presidenciais brasileiras com 51% dos votos. O atual presidente Jair Bolsonaro tem 43% das intenções de voto totais, de acordo com a primeira sondagem realizada após o resultado da primeira volta realizada este domingo.

A sondagem feita pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) para a Globo revela ainda que ponderado o cálculo do voto válido, que exclui os votos nulos ou brancos, as intenções de voto indicam 55% para o candidato do PT e 45% para o presidente em funções.

Esta sondagem tem uma margem de erro de 2%, para mais ou para menos, e foram registados 4% de votos brancos ou nulos. O IPEC ouviu 2.000 pessoas entre a segunda e a quarta-feira e 2% dos entrevistados não responderam.

Nas eleições de domingo, Lula da Silva foi o mais votado com 48,8% dos votos, mas não conseguiu ser eleito à primeira volta como sugeriram algumas sondagens. A distância para Jair Bolsonaro, que obteve 43,2% dos votos, acabou por ser bastante mais reduzida do que a antecipada nos inquéritos feitos antes das eleições.

Ainda de acordo com esta sondagem, a taxa de rejeição do atual presidente é de 50%, enquanto a de Lula da Silva ronda os 40%. Já esta quarta-feira, a terceira candidata mais votada, Simone Tebet, declarou o seu apoio ao ex-presidente na segunda volta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR