A Tesla, construtor norte-americano de veículos eléctricos, conseguiu estabelecer um novo recorde de vendas e de produção no 3º trimestre de 2022. De Julho a Setembro, colocou nas mãos de clientes 343.830 unidades, tendo fabricado 365.923 veículos nesse período de tempo. A diferença fica a dever-se às unidades em trânsito, algures nos navios de transporte entre a China e a Europa, ou entre a fábrica americana na Califórnia e o Velho Continente.

O anterior recorde de 310.048 unidades vendidas foi atingido no primeiro trimestre deste ano, valor que baixou para 254.695 no segundo trimestre devido ao encerramento durante várias semanas da Gigafactory Xangai. Ao fabricar 365.923 veículos no último trimestre, a Tesla mostra que já tem ritmo para fabricar quase 1,5 milhões de veículos por ano e isto numa fase em que a linha de produção de Berlim ainda não está em velocidade de cruzeiro – atingiu recentemente 2000 carros por semana, ou seja 104.000 unidades/ano, longe das 250.000 previstas –, o mesmo acontecendo com a fábrica do Texas.

Tesla continua a crescer em 2022, mesmo sem Berlim e Texas

Os Model 3 e Model Y continuam a liderar as vendas e a produção, como seria de esperar, ao serem os mais acessíveis e recentes, com 325.158 unidades vendidas e 345.988 fabricadas. A boa notícia vem do facto de os Model S e Model X já atingirem 18.672 unidades entregues a clientes e 19.935 a saírem da linha de produção, praticamente o máximo que se conseguiu antes do restyling e da inclusão do Plaid. Isto apesar de muitos mercados não receberem as quantidades que necessitam destas versões mais potentes, cujos prazos de entrega foram deslocados para o próximo ano, bem como das versões normais, as antigas Long Range, que ainda nem começaram a ser entregues em mercados como o nosso.

A Tesla deposita grandes esperanças no último trimestre de 2022, onde espera contar com o reforço do incremento de produção, não só nas já mencionadas linhas de produção de Berlim e do Texas, mas sobretudo em Xangai, que já está a trabalhar para duplicar, passando a produção das actuais 500.000 para 1 milhão de unidades por ano e apenas de Model 3 e Y.

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