A eurodeputada sueca Abir al-Sahlani cortou o cabelo durante um discurso no Parlamento Europeu, num gesto de solidariedade com as mulheres iranianas.

“Até que o Irão seja livre, a nossa fúria será maior do que a dos nossos opressores. Até que as mulheres do Irão sejam livres iremos apoiar-vos”, disse a eurodeputada, que nasceu no Iraque, num discurso em Estrasburgo na terça-feira.

Depois, enquanto cortava o cabelo, disse em curdo “Mulher, Vida, Liberdade”, repetindo depois as palavras em inglês.

A ação de Al-Sahlani visava chamar a atenção para a situação no Irão, onde mais de 80 pessoas morreram na sequência dos protestos contra a morte de Mahsa Amini, uma jovem curda de 22 anos que morreu depois de ser detida pela “polícia da moralidade” por não estar a usar corretamente o hijab (véu islâmico). Em França surgiu um movimento de solidariedade, que envolve artistas como Juliette Binoche, onde as mulheres cortam o seu cabelo em protesto.

Juliette Binoche e Marion Cotillard (50 francesas) mostram vídeo a cortar cabelo por jovem morte no Irão

Ainda durante o seu discurso no Parlamento Europeu, a sueca Al-Sahlani criticou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, acusando-o de não ter “aproveitado a oportunidade na Assembleia-Geral das Nações Unidas” para defender as mulheres iranianas. “Já chega de comunicados de imprensa, já chega de gaguejar. É tempo de gritar em voz alta, é tempo de agir”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR