O Papa Francisco elogiou o esforço português nas investigações aos casos de abusos sexuais no seio da Igreja Católica e encorajou D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a continuar nos cargos apesar de estar a ser investigado após uma denúncia de ter encoberto caso de abuso sexual que chegou à Presidência da República e que está a ser analisada pelo Ministério Público.

Em entrevista à RTP3, no programa “Grande Entrevista” com o jornalista Vítor Gonçalves, D. José Ornelas revelou que partilhou com o líder da Igreja Católica os contornos do caso em que ele mesmo se viu envolvido. O caso tem mais de dez anos e diz respeito ao comportamento de um padre que pertencia uma congregação liderada pelo bispo num orfanato em Moçambique.

Denúncia de encobrimento de abusos sexuais contra bispo de Leiria. Caso foi investigado em Itália e Moçambique e arquivado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As notícias que davam conta dos alegados encobrimentos foram publicadas no mesmo dia em que D. José Ornelas estava no Vaticano para se encontrar com o Papa Francisco, no sábado passado, numa audição previamente marcada,

“Mostrei ao Papa”, admitiu o bispo:

E ele disse: ‘Olha, tu tens de saber o que fizeste e como é que fazes. As interpretações sobre as nossas coisas podem variar. Tu tens de saber quais são os teus objetivos, para o que é que estás a trabalhar, se está correto e, se há alguma coisa a dizer, pedes desculpa. Mas não vais deixar de fazer aquilo que fazes’“. “Isso de me demitir, se calhar era mais cómodo. Mas não é assim”, acrescentou D. José Ornelas.

O bispo disse ter descrito ao Papa Francisco a atuação da Igreja Católica portuguesa no caso. E afirmou que o pontífice o aconselhou a continuar na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa, porque Portugal estava a desenvolver um “bom trabalho” com a comissão independente de investigação de abusos sexuais. “Acho que estão a fazer um trabalho consciente e importante para vocês, para o país e para a Igreja. Por isso, vai para a frente”, terá dito o Papa Francisco ao bispo português.

Dom José Ornelas assume que foram abafados casos de abusos sexuais na igreja

D. José Ornelas garantiu assim que a sua demissão nunca esteve em cima da mesa na conversa com o Papa e considerou que fez tudo o que estava ao seu alcance perante as denúncias de abusos sexuais em Moçambique de um padre que passou por Portugal: “Não tenho absolutamente razão nenhuma para isso. Se me quiserem tirar, muito bem. Agora, eu não vou retirar-me porque acho que, nestas coisas, deve-se fazer trabalhar as instituições competentes. E que as decisões devem ser tomadas de acordo com as responsabilidades que se têm”.