O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira disse esta quinta-feira à agência Lusa que lançou o concurso para requalificar a Estrada Nacional 222/3 (EN222-3), investimento de um milhão de euros, para estar pronta até início de 2024.

“É uma via muito importante para nós, não só para comodidade das nossas pessoas e de quem habita naquelas freguesias, como para Ferradosa, que é um ponto ex-líbris do concelho”, disse Manuel Cordeiro.

A EN 222-3 liga, numa extensão de 11 quilómetros, a sede do concelho a Ferradosa, um “local fundamental de acesso ao rio, onde está a estação de comboios do município e muita atividade, como restaurantes”.

“Temos um conjunto de atividades, nomeadamente náuticas, já que também é em Ferradosa que temos um cais onde param todos os barcos que vêm até ao concelho e é onde os autocarros vão buscar as pessoas”, contou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste sentido, “este troço da EN 222 tem também muito tráfego turístico e esta requalificação torna-se fundamental para o crescimento do concelho” de São João da Pesqueira, a norte do distrito de Viseu, junto ao Rio Douro.

A obra agora a concurso tem um valor estimado em um milhão de euros e, “mesmo não sabendo muito bem como vai correr o concurso”, o presidente estimou que “até ao final de 2023, no máximo, no início de 2024, esteja concluída”.

Uma requalificação que já constava do orçamento municipal de 2020 e que provém de um “acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP) que vai ressarcir o valor da obra e é precisamente por isso que atrasou tanto o projeto” da estrada.

“A autorização para as despesas plurianuais por parte da IP tem de ir às Finanças. Isto esteve nas Finanças um ano e uns meses para despacho. Esteve muito tempo parado no Ministério das Finanças”, contou.

Manuel Cordeiro adiantou que, “finalmente, em janeiro deste ano, foi despachado favoravelmente e por isso mesmo foi agora para concurso” com o objetivo de “começar ainda este ano” a empreitada.

“O pagamento por parte da IP será até ao final deste ano 200.000 euros, 700.000 em 2023 e o remanescente, mais 100.000, em 2024”, justificou.

Esta via é um braço da EN 222, que liga São João da Pesqueira a Bateiras, também junto ao rio Douro, e que, segundo o autarca, “também vai ser alvo de requalificação, mas mais profunda” do que a EN 222-3.

“As acessibilidades no concelho têm a ver com estes dois pontos. São duas vias fundamentais para o nosso crescimento. Esta que lançámos e a que a IP lançará para Bateiras e com quem acordámos não só a requalificação como também o seu alargamento”, adiantou.

Esse troço de 16 quilómetros “será de um investimento maior da IP” e, segundo informações dadas ao autarca, “o projeto estará pronto em abril de 2023 e até ao início de 2024 deverá ser lançado o concurso”.

IYN // SSS

Lusa/Fim