O padre Delfim Esteves Gomes, de 60 anos, até agora sacerdote da diocese de Bragança-Miranda, foi hoje nomeado pelo Papa como bispo auxiliar de Braga, arquidiocese liderada pelo bispo José Cordeiro, anunciou o Vaticano.

Delfim Esteves Gomes é natural de Bragança, onde nasceu em 1 de janeiro de 1962, e junta-se a Nuno Almeida como auxiliar de Braga.

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, em mensagem publicada na página da arquidiocese na internet, agradeceu ao Papa “o gesto de proximidade paterna e fraterna na escolha do estimado padre Delfim Jorge Esteves Gomes” para bispo titular de Dume e auxiliar de Braga.

“Recebo com enorme alegria este dom da Graça para a desafiante missão na nossa querida Arquidiocese em renovada peregrinação sinodal e samaritana com o Presbitério, as Famílias, os Jovens e todo o Povo Santo de Deus”, escreveu José Cordeiro, acrescentando que a “realidade pastoral requer a coragem, a confiança, o amor e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo os dados divulgados em comunicado pelo Vaticano, após completar os seus estudos no Seminário Maior do Porto, Delfim Esteves Gomes obteve o grau de Mestre em Teologia, tendo sido ordenado padre sacerdote a 3 de setembro de 1989.

Prefeito e, posteriormente, vice-Reitor do Seminário Maior de São José (1990-1992), pároco de Vila Flor (1992), arcipreste do Arciprestado de Vila Flor (1995-2012), chefe da equipa do Projeto de Luta contra a Pobreza (1995-2000), coordenador distrital do Projeto de Vida (1996-2000), coordenador distrital do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência (2000-2022), vigário episcopal para o Clero (2011-2021), vice-presidente do Instituto Diocesano do Clero (desde 2012), diretor do Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (desde 2016) e membro do Secretariado Nacional para a Educação Moral e Religiosa Católica (2016-2022), foram alguns dos cargos que já ocupou.

Foi também membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano, reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção e coordenador da dimensão pastoral no Seminário Diocesano.

Atualmente estava na Unidade Pastoral Senhora da Assunção do Arciprestado de Moncorvo e era delegado para o Clero, segundo informação da Santa Sé.

O atual arcebispo de Braga, José Cordeiro, que tomou posse no dia 12 de fevereiro deste ano, estava também na diocese de Bragança-Miranda antes de rumor ao Minho.

Diocese de Bragança-Miranda “honrada” com nomeação de Delfim Gomes para bispo auxiliar de Braga

O administrador diocesano de Bragança-Miranda, monsenhor Adelino Paes assegurou esta sexta-feira que a diocese rejubila de alegria e sente-se profundamente honrada” pela nomeação do padre Delfim Gomes para bispo auxiliar de Braga.

“Acolhemos com profunda e exuberante alegria tão gratificante notícia, se bem que também nos traz um sentimento de tristeza pela sua partida de entre nós e pela lacuna que o padre Delfim deixa em aberto na pastora diocesana de Bragança-Miranda”, escreveu o administrador diocesano numa saudação ao novo membro do episcopado — a diocese está sem bispo desde 12 de fevereiro, quando o anterior bispo foi nomeado arcebispo de Braga.

Agradecemos ao eleito, toda a dedicação e entrega ao serviço desta nossa Diocese, durante 33 anos de sacerdócio, desde o seminário à paroquialidade (…), a pastoral juvenil e escolar, a vigararia episcopal do clero, a Casa Pastoral aberta a todos e o múnus de Arcipreste de Moncorvo. Em tudo deixa a marca de um sacerdócio fecundo, dinâmico, alegre e totalmente doado à causa do Evangelho”, acrescentou Adelino Paes na sua mensagem publicada na página da diocese de Bragança-Miranda na internet.

Notícia atualizada às 13h32