O preço da gasolina aumentou 4,5 cêntimos por litro na terça-feira e vai voltar a subir 7 cêntimos por litro a partir de segunda-feira. O primeiro aumento referido do preço foi causado pela redução do desconto do imposto sobre os produtos petrolíferos aplicado a este produto, decidido pelo Governo para o próximo mês. Este agravamento das taxas aconteceu um dia depois do preço médio médio da gasolina ter sofrido a atualização semanal (aplicada à segunda-feira) que foi de 2 cêntimos por litro.

Para o início da próxima semana, é esperada uma nova subida, desta vez provocado pelo agravamento das cotações no mercado internacional, que resulta em particular da decisão da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de cortar a produção em dois milhões de barris diários a partir de novembro.

Governo corta no desconto do ISP em outubro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A revisão em alta do imposto sobre a gasolina, que resultou num aumento da taxa de ISP em 4,5 cêntimos por litro, foi a mais acentuada desde que o Governo iniciou uma gestão temporária de mitigação impactos da escalada dos preços dos combustíveis, através da baixa deste imposto. E terá sido motivada pela folga verificada nos preços sobretudo da gasolina que se verificou a partir do verão, face aos picos atingidos nos primeiros meses da guerra da Ucrânia. E que permitiu a que a gasolina voltasse ao nível anterior à guerra, para além de ficar, pela primeira vez, mais barata que o gasóleo.

Combustíveis recuam para preços pré-guerra. Governo pode reverter corte de impostos, mas gradualmente

Só que no dia seguinte ao aumento do imposto, cujas taxas vão estar em vigor até ao início de novembro, o anúncio da OPEP contrariou a expetativa de alguma contenção a curto prazo nos preços dos combustíveis e já na próxima segunda-feira, esperam-se saltos significativos de 7 cêntimos por litro na gasolina e de 10 cêntimos no gasóleo. Estes valores, confirmados ao Observador por fontes do mercado, têm por base a evolução das cotações dos produtos refinados e do euro face ao dólares até quinta-feira, e que podem ser superiores uma vez aplicada a taxa de IVA.

Na prática e juntando o agravamento da carga fiscal, a gasolina sobe numa semana duas vezes, num valor da ordem dos 11 cêntimos por litro. Apesar desta subida, como o gasóleo vai aumentar 10 a 11 cêntimos devido às cotações internacionais, a gasolina continuará, para já, mais barata nas bombas.