789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

IRS. Atualização dos escalões proposta pelo Governo não chega para limpar impacto da inflação nos salários em 2023

Este artigo tem mais de 1 ano

Segundo a Deloitte, para compensar efeito da inflação nos salários líquidos escalões teriam de subir 18% em 2023. Deduções têm de subir também 5,1% para a neutralidade fiscal no cenário do Governo.

i

© Hugo Amaral

© Hugo Amaral

A atualização dos escalões do IRS em 5,1% no próximo ano, sinalizada pelo Governo na proposta de acordo de rendimentos entregue aos parceiros sociais, assegura a neutralidade fiscal no cenário em que os aumentos salariais serão até à mesma percentagem.

No entanto, alerta a Deloitte numa simulação feita para o Observador, para garantir mesmo que os impostos não comem uma fatia dos aumentos salariais previstos, face à escalada da inflação, não basta mexer nos escalões. É preciso atualizar o limite das deduções fiscais na mesma ordem de grandeza, assinala ao Observador o fiscalista Ricardo Reis.

Sem uma atualização equivalente em dimensão da dedução específica ao rendimento do trabalho e das deduções à coleta do IRS, o limite de despesas que pode ser deduzido para baixar o imposto não permite que o valor dos gastos a deduzir cresça em proporção com o salário bruto. O que pode vir a resultar num aumento da carga fiscal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ricardo Reis refere ainda a possibilidade, teórica para já, de os contribuintes puderem vir a deduzir novas despesas no IRS, como o caso de uma parte dos juros da prestação da habitação. A solução já existiu no passado e tem sido admitida como uma das medidas que pode ser introduzida para aliviar o esforço financeiro das famílias com a subida das taxas de juro. Mas se o limite geral de deduções ao IRS não for também revisto para acomodar mais essa despesa, então o efeito nos rendimentos pode não ser positivo.

As simulações feitas pela consultora a pedido do Observador mostram ainda que atualização de escalões seria necessária, caso o Governo decidisse usar o IRS para fazer política salarial ou de rendimentos, nomeadamente no setor privado.

O aumento salarial previsto pelo Executivo para 2023 vai até aos 5,1%, mas esta atualização fica aquém da inflação prevista para este ano, o que implicará perda de rendimentos face ao aumento de preços verificado em 2022. Se os aumentos salariais não fossem suficientes para cobrir a perda de poder de compra, como antecipa o pressuposto do Governo, a revisão dos escalões poderia ajudar a acomodar esse impacto ao libertar mais rendimento do pagamento de IRS.

A Deloitte fez as contas a uma inflação de 7,2% no final deste ano e conclui que, para cobrir a diferença face aos 5,1% de aumento salarial, os escalões teriam de ser aumentados na casa dos 18%.

“Assumindo uma inflação esperada para 2022 na vizinhança dos 7,2% e um aumento da remuneração bruta de 5,1%, a taxa de atualização dos escalões de taxa do IRS que permitiria um aumento da remuneração líquida aproximada ao aumentos dos preços situar-se-ia na vizinhança de 18%”.

As simulações da consultora foram realizadas para um contribuinte solteiro, sem dependentes, com remuneração exclusiva proveniente do trabalho e totalmente sujeita a contribuições para a segurança social de acordo com o regime geral. Não foram consideradas outras deduções à coleta para além da dedução “por sujeito passivo” (250 euros em 2022). Para além da atualização dos escalões de taxa do IRS, foi efetuada a atualização da dedução específica ao rendimento do trabalho e da dedução à coleta por sujeito
passivo, à mesma taxa de atualização.

As contas consideram que o mínimo de existência terá o mesmo acréscimo de 200 euros verificado em 2022 e uma atualização do salário mínimo para 760 euros, de acordo com a proposta apresentada pelo Governo para o próximo ano.

Os diferentes cenários de valores de rendimentos correspondem a uma estimativa da remuneração que posiciona o individual na vizinhança do topo de cada escalão do IRS com referência a 2022 (total de 11 escalões com inclusão da taxa adicional de solidariedade).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora