786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Michelangelo Frammartino foi ao interior da maior gruta da Europa para filmar o incontrolável

Este artigo tem mais de 1 ano

“Das Profundezas” recria a expedição de 1961 ao Abismo de Bifurto, a segunda gruta mais profunda do mundo. O filme estreia-se esta semana em Portugal. Falámos com o realizador italiano.

A gruta que se vê no filme é mesmo a de Bifurto. Não há artifícios. A inexistência de diálogos convida quem vê a procurar uma história de espaços, dimensões nos sons que acompanham o cenário
i

A gruta que se vê no filme é mesmo a de Bifurto. Não há artifícios. A inexistência de diálogos convida quem vê a procurar uma história de espaços, dimensões nos sons que acompanham o cenário

A gruta que se vê no filme é mesmo a de Bifurto. Não há artifícios. A inexistência de diálogos convida quem vê a procurar uma história de espaços, dimensões nos sons que acompanham o cenário

“Das Profundezas” começa com uma reportagem na televisão. 1961, a Torre Pirelli em Milão é descrita com aquele fascínio único, absorvente, da comunicação social pela verticalidade. Na reportagem, vemos uma equipa de filmagens a subir num elevador exterior, filmando, também, o que se passa no interior. Mais do que um contraponto face ao lugar para o qual o mais recente filme de Michelangelo Frammartino (“As Quatro Voltas”) nos leva — uma gruta –, as filmagens da Pirelli são um exemplo da apoteose do mediático, do fascínio que existe pelas grandes dimensões e pela nossa vontade natural de subir. “Das Profundezas” propõe o contrário, descer, e nessa viagem reencontrar um pouco da humanidade que existe no contacto com a natureza.

Frammartino, que recebeu por este filme o prémio especial do júri no 78.º Festival de Veneza, recria o momento em que, no verão de 1961, o Grupo Espeleológico Piemontês começa a descer uma gruta na Calábria, para então dar de caras com a segunda gruta mais profunda do mundo, o Abismo de Bifurto. Há muitos filmes sobre viagens a cavernas e grandes cineastas já as filmaram – Werner Herzog, com “A Gruta dos Sonhos Perdidos”, é um dos exemplos mais populares –, mas o filme do realizador italiano não é meramente funcional ou recreativo. Vai além da mera revisitação de um ato e transporta o espectador para essa mesma vivência.

A gruta que se vê no filme é mesmo a de Bifurto. Não há artifícios. A inexistência de diálogos convida quem vê a procurar uma história de espaços, dimensões nos sons que acompanham o cenário. Frammartino fez-nos esperar mais de uma década depois de “As Quatro Voltas” (2010), mas reencontramo-lo e às suas ideias como se o tempo não tivesse passado. “Das Profundezas” é uma experiência de humanidade através do cenário aparentemente improvável que é uma gruta. Falámos com o realizador via Zoom, sobre como foi levar essa experiência do real, da paisagem, para o cinema.

[o trailer de “Das Profundezas”:]

O que o levou a tornar o Abismo de Bifurto num filme?
É localizado no Parque Nacional de Pollino, na Calábria, onde já tinha filmado em “As Quatro Voltas”. Continuei a visitar essa montanha, porque tem uma vegetação e uma fauna de elite. É fascinante. Mas não sabia que aquela paisagem incrível escondia uma outra, subterrânea. É uma segunda paisagem fascinante, que está escondida. Quem explora este mundo subterrâneo, quem pratica espeleologia, normalmente é tímido e não partilha muito as suas explorações. Para mim foi uma grande descoberta, quando comecei a entrar no Bifurto, comecei também a saber que esta caverna, profunda, de seiscentos metros, tinha uma história secreta mas muito interessante: é a segunda gruta mais profunda do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porquê recriar a expedição de 1961?
Essa expedição é pouco conhecida. Fala-se muito das expedições verticais do Evereste, mas pouco se fala das expedições ao abismo. E é uma espécie de contradição. Numa época da visibilidade, em que a televisão começa a ganhar popularidade, há um grande fascínio por tudo o que está no alto, há o Yuri Gagarin no espaço, há a construção do edifício Pirelli. Há este fascínio pela verticalidade, pelo alto, mas a história da expedição, que também é vertical, mas para baixo, não é tão conhecida. E é do mesmo ano. E hoje vivemos numa época em que publicamos tudo, publicamos de imediato. Se não publicamos, não tem sucesso. É importante documentar. Na expedição de 1961 há o culto da experiência, não era importante as pessoas saberem, era mais importante vivê-la. E, para mim, isso é muito interessante.

Já tinha entrado em alguma caverna?
Sim, mas não era difícil. Em 2013. Mas entrei no Bifurto em 2016, quando comecei a pensar que poderia levar o projeto para a frente. O início foi muito difícil, fisicamente e psicologicamente. Venho do desporto, movo-me muito, mas a verticalidade, o abismo, era difícil para mim. Demorei cerca de um ano até me sentir tranquilo para descer a caverna.

Preparou-se fisicamente?
Sim, treinámos durante dois anos. E isso fez parte do processo de trabalho por outra razão: estávamos a fazer estudo de localizações e a perceber os melhores locais para colocar as câmaras. A minha equipa de som trabalhou durante dois anos, dois anos que foram independentes das filmagens. Registámos o som em Dolby Atmos, que é um sistema muito sofisticado, e por isso foi necessário colocar vários microfones. E movermo-nos num espaço como este não é fácil, por isso a minha equipa trabalhou durante anos para resolver todas as dificuldades. Trabalhámos na caverna real, descemos até 400 metros. Não foi fácil, foi mesmo difícil.

"Queria que o filme fizesse a gruta falar, que a paisagem, a matéria, tivesse todo o protagonismo", diz-nos o realizador

Como é que consegue ter a imagem tão viva e colorida num local tão frio e escuro?
Isso é graças ao Renato Berta, o diretor de fotografia. Ele é um gigante, trabalhou com o Manoel de Oliveira, com o Alain Resnais… Para ele, o escuro é um erro na fotografia. E no nosso filme o escuro era muito importante, testámos com vários sensores para ter a fotografia certa.

Quantas horas filmava por dia? Imagino que fosse difícil filmar muitas…
Era difícil de controlar. Quando descíamos grandes profundidades, demorava seis, sete horas, mas não era controlável o tempo que filmávamos. Planeámos cerca de quatro semanas de filmagens nas grutas e foram seis. Foi um filme difícil de controlar.

Se não tivesse a luz certa no exterior, imagino que também fosse difícil filmar no interior.
Gosto de filmar o real, gosto de filmar um contributo da realidade, de não haver um controlo de tudo. Ter controlo absoluto é a morte do filme. Contudo, a dimensão não controlável deste filme é muito importante. Na gruta não queria usar luz, as únicas luzes que são usadas são dos capacetes. Isto tornava tudo imprevisível, bastava um deles colocar o pé mal, para iluminar uma zona que não esta prevista. Esta dificuldade de controlar era muito importante para mim, porque permitia que tudo estivesse sempre em constante transformação: e isso foi muito estimulante para mim.

Porquê a opção de não ter diálogos e de criar uma experiência sonora tão intensa?
É um aspeto muito fascinante da espeleologia, na gruta o som é interessante. Por exemplo, para explorar uma caverna, a primeira coisa que ele faz é lançar um objeto e escutá-lo. Quando se manda algo, ouve-se um som. E com esse som começa-se a imaginar a gruta, como é, do que é feita, o quão profunda é, o quão larga é. E é muito belo, porque quando se entra, com a luz, a gruta mostra uma forma definitiva, é um poço de trinta metros. Mas o som é muito estimulante, democrático. E no filme é importante por causa disso, porque permite ao público imaginar o espaço, o Bifurto. Queria que o filme fizesse a gruta falar, que a paisagem, a matéria, tivesse todo o protagonismo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora