O ministro do Comércio britânico, Conor Burns, foi esta sexta-feira demitido por Liz Truss na sequência de uma queixa de “conduta imprópria grave”. Trata-se da primeira baixa no governo de Liz Truss, que assumiu funções em setembro de 2022. De acordo com o Daily Telegraph, o caso que envolveu Burns terá acontecido num bar de um hotel, e motivou rapidamente a ação da primeira-ministra.

A primeira-ministra tomou medidas diretas ao ser informada desta alegação e é claro que todos os ministros devem manter os elevados níveis de comportamento – como o público espera”, explicou o gabinete de Liz Truss.

O ex-ministro foi ainda suspenso do grupo parlamentar do Partido Conservador, enquanto decorre uma investigação em torno da sua conduta. Burns vai manter o assento parlamentar, mas como independente, tendo já assegurado que vai “cooperar plenamente com a investigação”.

Segundo o deputado do Partido Trabalhista, Chris Bryant, que preside à comissão parlamentar sobre conduta, desde as eleições legislativas de 2019, 16 deputados foram suspensos ou demitiram-se por causa de transgressões de vários tipos. “É completamente inédito. Nunca aconteceu antes numa legislatura”, declarou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR